Dama (In)delicada: Toda blogueira deveria ler

dezembro 09, 2015

Toda blogueira deveria ler


Olá meus amores, tudo bem com vocês??
São exatamente 2:32 da manhã (horário de Brasilia), e sinceramente, não estava nos meus planos escrever esse post, mas como já estava com planos de voltar a escrever no blog, resolvi retornar com uma coisa que toda "blogueira deveria ler". Espero que gostem, e boa leitura!Não esqueçam de fazer um comentário com a opinião de vocês sobre o assunto


Vamos começar...

Não sei se vocês já tiveram essa impressão de que em todo post que você escreve sempre ter aqueles comentários chatinhos Ctrl + C Ctrl +V  , que são repetidos praticamente em todos os posts de todos os blogs que você visita - eu não estou exagerando meninas, vocês sabem - e que simplesmente fazem parte de 70% de todos os comentários que você tem em todo o seu blog - prometo não usar "todo(s)" de novo nesse parágrafo haha -  . O pior é que eles não mudam sequer uma palavra de um post para outro e, a partir desse ponto que nós começamos a pensar na condição de ser "blogueira" nos dias atuais. 

Mas afinal, por qual motivo eu resolvi iniciar esse post falando justamente dos comentários das postagens, e o que isso tem a ver com "ser blogueira" atualmente? Eu dividi a minha explicação em três pontos para chegarmos numa conclusão. Para começar, acho que muitas de vocês sabem mais do que eu que a maioria dos comentários, das visualizações de um blog, do feedback que você recebe numa postagem, vem diretamente de blogueiras, que ao mesmo tempo são blogueiras e leitoras. Então, já que a maioria dos comentários são de blogueiras leitoras, isso em números se trata de 90% das pessoas que visitam e comentam os seus posts (ou até mais), tornando uma boa parte dessas blogueiras, comentaristas que eu apelido carinhosamente como "leitoras-blogueiras Ctrl+C Ctrl+V". 

O segundo ponto, é entender porque tantos comentários são de blogueiras, e eu acho que todas vocês já sabem a resposta, uma blogueira ao comentar em outro blog, acaba por conhecer novos blogs, novas blogueiras, fazer novas amizades, trocar experiências, ganhar leitoras e ser leitora também - vamos destacar esse pequeno detalhe - . Blogueiras geralmente são pessoas que curtem blogs, sejam esses blogs de moda, maquiagem, comportamento, livros, enfim, e por gostar de blogs, visitam os de sua preferência (de acordo com o conteúdo), e comentam, para (como eu já disse), ganhar leitoras e ser leitora também. Mas... Ser leitora? Isso está correto? 

Aí que chegamos no nosso terceiro ponto, não entendo como pessoas que comentam coisas repetidas, baseadas no Ctrl+C Ctrl+V podem ser consideradas leitoras. Acho que spam se trata da definição mais correta para elas. E é nesse momento que chegamos na pergunta mais esperada, por qual motivo existem tantas "leitoras-blogueiras Ctrl+C Ctrl+V"?? Por um simples motivo::::: divulgação que gera dinheiro - não tão fácil assim, mas tem uma forte relação - ou seja, de acordo com o número de visualizações, número de comentários, as empresas decidem se querem ou não divulgar na página. Resumidamente, o que importa nessa relação são os números, não o conteúdo nem as leitoras de verdade que você possui no seu blog. 

Após esses três pontos, chegamos a conclusão final que as pessoas viram "blogueiras" (difusoras do spam), para simplesmente ganhar dinheiro. Não se faz nada mais pensando no público, pensando nas leitoras. Se faz pensando no quanto vai entrar na conta bancária no fim do mês. Existem casos de exceção, é claro, mas se torta triste e lamentável ver uma grande parte da blogosfera se tratar de pessoas que pensam apenas no dinheiro.O dinheiro de fato é uma coisa boa, mas se trata de um resultado, um retorno de toda a sua dedicação por carinho e amor que você tem pelo seu blog e pelo seus leitores, e não é isso que acontece hoje em dia.

Deixem aqui embaixo a opinião de vocês sobre o assunto, o que vocês pensam em relação à isso, vou ficar feliz em ler e responder tudo o que vocês postarem!

16 comentários:

  1. gostei do seu post e da sua sinceridade e me fez parar pra pensar que isso realmente acontece e muito , confesso que tenho blog desde de 2013 e só percebi isso esse ano . acho que a maioria só quer ganhar dinheiro com o blog e acaba esquecendo de levar um conteúdo bom e com amor para os leitores . tem gente que entra em um blog e nem le direito o post e já comenta '' gostei visita meu blog ? '' acho isso chato pois a gente passa horas na frente do pc pra pessoa ir lá e comenta assim o famoso ctrl+c ctrl+v que coisa chata não .

    beijos e continue escrevendo mais posts assim



    http://www.loucaapaixonada.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Luana, parabéns pelo post.
    Tenho recebido alguns comentários deste tipo, que a pessoa nem apaga o dia da semana. hahaha

    Um beijo, estou seguindo aqui.

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bem escrito, amei o post! Concordo com absolutamente tudo que você disse. Não aguento receber comentarios assim (ou até ve esse comentario em outros blogs) "blah blah blah sobre o post + postei um novo no youtube, um post novo no blog no face no insta, checa lá", ai deixa um trilhão de links. Total comentario ctrl+c ctrl+v. A pessoa claramente não está interessada no post ou no blog, apenas em divulgar todoooooo seu conteudo. Acho que seja um pouco de falta de consideração... mas enfim.

    Beijos,
    http://www.pompomchic.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Penso bem assim e concordo com tudo. Esse tipo de comentário é chato demais e quando pedem pra visitar, aí é que ferra tudo :/
    É meio chato produzir conteúdo apenas pra blogueiras, já que várias só visitam pra terem retorno pra si mesmo.
    www.camilakellen.com

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12/09/2015

    Bom, primeiramente quero te parabenizar por ter tocado fundo na ferida de alguns, um ferida que precisa ser tocada, sarada, extinta. Eu acho que você não precisa fazer sua divulgação desrespeitando o trabalho e o espaço do outro (para mim spam é um desrespeito), se você lê o post, comenta algo bacana sobre e deixa o link do seu blog ou fala sobre ele no final da postagem é uma coisa totalmente saudável e OK, até porque quando você comenta algo interessante sobre o que a blogueira escreveu isso vai despertar o interesse dela em ir conhecer o seu blog também. Agora deixe-me explicar por qual motivo eu acho desrespeito, bom, em primeiro lugar que você não está tendo a menor consideração com o tempo que aquela pessoa levou para fazer esse post, desde a concepção da ideia até ele ir "para o ar" pode ser um caminho um tanto quanto longo, supondo que a blogueira demorou umas 5 horas para criar e editar aquele post, deixa ele da melhor forma para os seus leitores, você está simplesmente se lixando para as horas que ela levou fazendo aquilo quando comenta o seu básico "spamzinho", segundo que, muitas vezes, as pessoas acabam fazendo um papel ridículo, exemplo, o post é uma crítica super negativa a alguma coisa e a pessoa vai lá e comenta "Amei a indicação, estou seguindo, sdv?" é uma coisa para você respirar fundo e ignorar, afinal, ninguém merece. Espero o dia em que a maioria das pessoas se faça o favor de comentar, de verdade, sobre um post.
    Ps: Desculpa pelo comentário imenso mas esse é um assunto que rende e pensando bem ainda teria mais coisas para falar sobre, mas acho que já me fiz compreender.
    Bom, estou seguindo o blog e espero ver conteúdos tão interessantes quanto esse aqui, estou adorando seu espaço <3
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, séries, cultura e artes no geral. Se você puder dar uma conferida eu ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu sempre vejo comentários genéricos, que provam que alguém não leu o post, já não gosto, mas spam é outro nível. É completo desrespeito com o nosso tempo, com o nosso trabalho. Eu mesma penso assim e acho que é um assunto que realmente tem que ser discutido, simplesmente não é legal.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Caraca, simplesmente lacrou, eu também acho muuito desnecessário esses tipos de comentários, Bjoss

    www.mathwillie.com

    ResponderExcluir
  8. estou entrando na blogosfera agora e percebo claramente isso que falou em vários blogs. se a pessoa decide escrever um blog, ela deve se preocupar em fazer os leitores satisfeitos e ao disseminar a sua url, mostrar que também está interessado no que os outros têm a dizer.
    parabéns pela postagem e seja bem vinda de volta!
    beijos!

    mo-v-i-e.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. adorei o texto, ficou mt bom! concordo com tudo o que disse. tem comentários que é melhor nem receber, se não for pra acrescentar nada!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  10. vem participar do meu sorteio de fim de ano *-* ja esta nos ultimos dias! São dois batons matte e uma paleta de corretivo! Não fica de fora <3 http://universodecifrado.blogspot.com.br/2015/11/sorteio-de-fim-de-ano

    ResponderExcluir
  11. Concordo totalmente! Tem muito blog bom por aí que não é reconhecido e já está há muito tempo na internet. Pessoas que sentem prazer pelo o que fazem e amam escrever sobre tal assunto. A gente tem que fazer o que a gente ama e escrever o que está dentro de nós. Seja moda, maquiagem, livros, filmes... E é tão bom quando você percebe que a pessoa leu o seu texto! Não importa se ela vá concordar, discordar, o importante é que aquilo que você escreveu foi valorizado! Parabéns pelo texto! Todo mundo deveria ler! Beijos!!

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Quando eu percebo que o comentário foi um copy cola, que a pessoa nem leu o post ou comentou qualquer coisa sem nenhuma interação eu não faço questão nenhuma de voltar a visitar o blog dela. Pois então, esse tipo de leitora/blogueira que comenta usando um Ctrl+C Ctrl+V não são verdadeiras leitoras são apenas blogueiras que querem conseguir visitas e seguidores a custa de outras blogueiras. E pra que seguidores e visitas? São números. Aí é que eu chego na relação do seu terceiro ponto. Dinheiro. As empresas vêem apenas números, fazem parceria com os blogs que tem muitos seguidores e visitas. Por isso que eu fico indignada quando vejo que um blog super desorganizado e com nada a oferecer a uma empresa e além disso tudo, a blogueira não faz nenhuma resenha que preste mas ela tem um monte de parceria. E se for fazer um raio X os seguidores foram apenas de "troca" e nenhum deles é realmente um leitor fiél.
    Creio que a blogosfera era muito mais bonita quando não tinhamos certeza se podíamos ganhar dinheiro escrevendo, mas hoje em dia, depois de tantas blogueiras ficarem famosas, muitas pessoas tbm vêem a chance de crescer tendo um blog, mas muitas nem se preocupam com os leitores (como vc disse), o foco dessas é apenas fama e dinheiro.
    Muito bom o seu texto, algumas blogueiras deveriam rever suas atitudes na blogosfera.
    Abraço, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  13. Realmente isso tem se tornado um problema...eu gostaria que meus amigos comentassem mais no meu blog. Eu sei que eles olham.. mas geralmente so recebo comentarios de outros blogs.. e aquela troca ne? Mas vale a pena.. como vc falou, fazemos amizades! Bjs
    Debora

    www.sisterlylove.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sinceridade é tudo nessa vida! Quando leio comentários em meu blog onde eu percebo que tem a existência daquele ctrlC + ctrlV chatinho, respondo mas fico tão triste! Dedicamos bom tempo de nosso dia para escrever algo bacana e ainda tem aquelas pessoas que só entram para avisar que tem "post novo", sem falar que essas pessoas não percebem de fato que isso é chato pra cacete! Apaixonada pelas tuas palavras ♥


    www.blogdaisa.com

    ResponderExcluir
  15. concordo com você.

    postar não é algo fácil. Requer tempo, dedicação, criatividade... dai ce tem um enorme trabalho com todos esses fatores e mais alguns e chega alguem que nao valoriza, vem com comentário copiado e colado e é um saco. Se quer leitores, seja leitor também! super concordo

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. MEU DEUS, PARABÉNS LUANA, VOCÊ LACROU DEMAISSSSSS NESSE TEXTO! Hahahahahahahaha. Disse tudo o que eu acho e venho percebendo nos últimos tempos. Manter um blog não é fácil, e o mínimo de retribuição que merecemos ao se dedicar tanto num post é ter bons comentários nele, e não aqueles superficiais que são apenas em prol da divulgação dos seus trabalhos. Eu fico super chateada quando vejo um comentário desse tipo, mas acabo lidando com isso numa boa... Acho que depois que a blogosfera virou um tipo de área profissional, alguns blogs passaram a agir mais dessa maneira, e isso é tão triste :(

    Com amor,
    Steph • http://naoeberlim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi amores, quer comentar? Não esqueça de seguir as regras abaixo
- Deixe o link do seu blog para eu visitar em breve
- Quer entrar em contato com o blog? Visite a nossa página de "Contato" no menu
- Não xingue, nem provoque brigas

Obrigada!